Conheça as regras básicas do Futsal

Apesar da semelhança em vários pontos com o futebol de campo, as regras do futsal são diferentes. Regras básicas foram mantidas e outras como a dimensão da quadra, as marcações, número de jogadores e formas de punição são específicas do futsal. O número de participantes no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores, sendo que um é o goleiro.

É importante lembrar que, devido a aspectos históricos, as primeiras regras do futebol de salão foram criadas pela Fifusa, que organizava as competições da modalidade inicialmente. Mas com o surgimento do futsal pela Fifa, alterações foram realizadas. Você pode conferir todas regras do Futsal no Livro Nacional de Regras 2018 da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Confira no infográfico do Dicas Educação Física algumas regras básicas do Futsal:

 

Infográfico de Dicas Educação Física.

Mudanças nas Regras do Futsal 2018

Neste ano a FIFA tomou decisões que podem impactar bastante na dinâmica de jogo da modalidade. A mais polêmica delas é a possibilidade de laterais e escanteios serem cobrados com as mãos. Quando a alteração da regra for homologada, previsto para junho de 2018, o cobrador terá o direito de escolher entre repor a bola com os pés, como é feito desde o início da Era Fifa, ou com as mãos. A Fifa entende que a mudança contribuirá para o aumento do número de gols no futsal.

As outras alterações aprovadas pela Fifa foram quanto à reposição de bola por parte do goleiro, quanto ao uso do goleiro-linha e quanto às decisões por pênaltis. Visando aperfeiçoar o jogo tático das equipes, os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque. A partir de agora, a bola terá de tocar na quadra de defesa antes de chegar à outra metade. A regra era usada no antigo Futsal Fifusa, disputado antes dos anos 90 com uma bola mais pesada.

Além de que um recurso muito comum no futsal da atualidade, o goleiro-linha (quinto jogador atuando como um falso goleiro) só poderá ser utilizado por uma equipe que estiver perdendo. Quanto às disputas por pênaltis em jogos eliminatórios, o número de cobranças muda de três para cinco, como acontece no futebol de campo.

Via Globo Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Um pensamento em “Conheça as regras básicas do Futsal”