Breve história do Futsal

Existem duas versões para a invenção do Futsal. A primeira versão é de que o esporte teria nascido no Brasil, por volta de 1940 e os primeiros praticantes foram os integrantes da “Associação Cristã de Moços” de São Paulo. Eles não tinham campos para praticarem o futebol, e passaram a jogar em quadras de vôlei.

Por outro lado, os uruguaios dizem serem os donos da invenção. Eles afirmam que Juan Carlos Ceriani Gravier, uruguaio e professor de educação física da “Associação Cristã de Moços” (ACM) de Montevidéu – URU, teria iniciado a prática da modalidade em 1934. Na época o esporte recebeu o nome de Indoor-foot-ball.

Habib Mahfuz é considerado o pai do futsal no Brasil e juntamente com Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, organizou em 1956, o primeiro livro de regras do Futebol de Salão, como era nomeado o esporte.

Em 1971 foi criada a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) que passou a ser gerida pela FIFA a partir de 1989. A partir do comando da FIFA, o esporte, antes chamado de Futebol de Salão, passou a denominar-se Futsal, perdurando até os dias atuais.

Uma breve história do futsal. Fonte: Dicas Educação Física.

Com a FIFA, as regras do futsal foram unificadas e são aplicadas em todas as competições da modalidade.

O Comitê Olímpico Internacional reconheceu a FIFA como única entidade a realizar campeonatos de futsal e que tem realizado trabalhos para o crescimento do esporte. Um exemplo desse crescimento foi a inclusão do esporte no Pan-Americano de 2007.

A entidade realiza, desde 1982, a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, que ocorre de quatro em quatro anos, igual no futebol de campo.

Fonte: LNF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 pensamentos em “Breve história do Futsal”